Fui convidada pela equipe da SAPAB (Sociedade de apoio as pessoas com Aids de Bauru), para fazer uma palestra com o tema “A ascensão da mulher negra e a valorização da identidade”. Minha palestra foi inserida na programação da 4ª Semana de Conscientização das Pessoas Vivendo e Convivendo com o Vírus HIV do NAP – Casa de Apoio Adulto, que funciona no Parque Jaraguá.
A semana teve como tema: “Os desafios frente às perdas e as possibilidades de superação”.
Estou postando aqui as fotos do evento e trechos do que falei na palestra. Foi uma experiência muito gratificante para mim e eu espero que Deus possa falar ao seu coração, como falou com o meu.
Identidade
Para que haja a ascensão da mulher negra. É essencial que ela se reconheça como tal.
- Sim, eu sou uma mulher.
- Sim, eu sou Negra.
- Sim eu valorizo a minha identidade.
O que define a sua identidade está dentro de você e se manifesta em atitudes, em posicionamento diante de situações adversas, e , pode acreditar, vai muito além de manter o cabelo cacheado.
Somos indivíduos, não somos números. Eu aprendi a respeitar e buscar o respeito das pessoas. Eu aprendi que eu posso ir a qualquer lugar e ser o que eu quiser ser, mas, dessas decisões virão os resultados.
Ah eu gostaria de ter sido…, mas eu sou negra e o mercado de trabalho é muito difícil. Existe um Deus que abre portas. Se é isso o que você quer, e se esse sonho para a sua vida veio de Deus, ele te exaltará.
É fácil colocar a culpa no mercado de trabalho, nas outras pessoas, se esconder atrás da cor da pele para não progredir. Você conquista seu espaço. E diante das dificuldades identifique o problema. Houve discriminação, racismo, preconceito? As leis existem. O que pode ser feito? Busque ajuda.
O que te impede de crescer é se sentir coitadinho, inferior, e por isso se retrair ou se exaltar, deixar de ser humilde. Querer ser mais que as outras pessoas, por causa do medo de ser inferiorizado. O tema desta palestra é a ascensão da mulher negra, mas a mulher negra é uma pessoa. Somos seres únicos. Deus não nos coloca em estatísticas. Ele nos vê como menina dos olhos, como filhos.
Quem tem 1 filho ama 1 filho , meus pais tiveram 13 e amavam cada um de nós com o mesmo amor.
Olhe pra você e se ame. Olhe pra você com os olhos de Deus. Ele só faz o que é perfeito.
Você pode argumentar: Ah! Você disse que Deus só faz o que é perfeito, mas eu estraguei tudo….. não fiz o que deveria ter feito e fiz o que não deveria.
Vou te dizer uma coisa, vc não inaugurou isso. O apóstolo Paulo também disse há muito tempo, em uma carta aos Romanos 7:19 – “Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.” Deus nos perdoa e nos ajuda a recomeçar, quando vê sinceridade em nossos corações.
Não esqueça:
- Você tem valor, você é amada (o) por Deus.
- Você é única(o).
- Você pode todas as coisas, porque Deus não te deixa só e é Dele que vem a nossa força, as estratégias, os dons…
Agradeço as organizadoras do evento, pelo convite e digo a vocês, aquela casa está cheia do amor de Deus.
“…nesse Deus eu confio, e não temerei. Que poderá fazer-me o homem?” Salmos 56:11